Make your own free website on Tripod.com

Aftas. O que fazer?

         A Afta é um tipo de úlcera que ocorre em certas regiões da boca, como soalho da boca, mucosa labial, sendo rara no céu da boca e na gengiva inserida. Em geral é recidivante. O tamanho é cerca de 0,3 cm de diâmetro em média, podendo ser única ou múltipla, com dor provocada ou espontânea.

         A literatura relata que, apesar de desconhecida, a causa das aftas envolve aspectos hereditários, psicossomáticos, infecciosos, hormonais ou interação desses fatores. Em pessoas imunologicamente deprimidas por pós operatórios prolongados e desgastantes de grandes cirurgias, observam-se o aparecimento de áreas ulceradas na boca, compatíveis com afta. Traumatismos constantes devido, por exemplo, o uso de aparelhagem ortodôntica, próteses mal adaptadas podem causar aftas. A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias.

         Tratamento:
         Em geral a afta tem cura espontânea, desaparecendo de 7 a 15 dias. Evite o uso de agentes cáusticos no local, pois os mesmos, apesar de diminuir a dor, provocam a destruição do tecido, o que faz com que a úlcera se torne mais profunda e sujeita a infecções. A utilização de anestésicos tópicos como a xilocaína é válido alguns minutos antes das refeições. Alimente-se bem, evitando debilidade orgânica por carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Caso haja muita dor, o uso de analgésicos por via oral pode ajudar. Quem usa aparelhos ortoônticos tem aftas com freqüência devido ao traumatismo constante. Use uma cêra no local que está traumatizando. Se a prótese for o caso do problema, seu dentista deverá ajustá-la. Se o problema persistir, consulte um odontólogo sem demora!

Autor: Dr. Ivo Leong.